Dia Nacional da Poupança: conheça as vantagens de recorrer à previdência complementar fechada para poupar

Segundo dados do serviço de proteção ao crédito (SPC Brasil), 67% dos brasileiros não conseguiu poupar dinheiro no ano passado

No dia 31 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Poupança. Poupar dinheiro é importante para garantir um futuro que inclui bem-estar e segurança financeira. Nesse sentido, uma das melhores opções é optar por um plano de previdência fechada. 

Confira algumas vantagens abaixo: 

Desconto no imposto de renda 

Com a previdência fechada, é possível obter um limite de até 12% da renda bruta anual tributável. 

Além disso, ao optar por esse tipo de previdência, você pode escolher entre pagar o imposto de renda (cobrado no momento do resgate o recebimento o dinheiro) de acordo com duas tabelas:   

Tabela progressiva 

É a mesma regra tributária que incide sobre salários e outros rendimentos. Pode ir de 0 a 27,5% dependendo do valor recebido. 

Tabela regressiva 

Começa em 35% em aplicações de até 2 anos e cai para 10% em investimentos acima de 10 anos, por isso, é ideal para investimento de longo prazo 

Ausência de come-cotas 

Não existe o recolhimento antecipado do imposto de renda, que é comum em fundo de renda fixa e multimercados. 

Taxas menores 

Esse tipo de plano é, geralmente, administrado por Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) o fundo de pensão, que, por serem instituições sem fins lucrativos, contam com taxa de administração mais baratas.